Pular cursos disponíveis
Cursos disponíveis
WS TCC - MKT 04 - Prof Sérgio
28 de maio de 2022
WS TCC - Prof Sérgio - MKT 05
17 de dezembro de 2022
Metodologia de Pesquisa - MKT 05 - Prof Daniela
04 de junho de 2022
Plano de Marketing - Prof Marchesini - MKT 06
30 de abril de 2022 e 14 de maio de 2022
Antropologia do consumo - MKT 04 e 05 - Prof Débora
15 e 22 de janeiro de 2022
Marketing internacional - MKT 04 e 05 - Prof Luz
14 de maio de 2022
Top esp - extra - canvas - MKT 04 e 05 - Prof Eliane
30 de abril de 2022
MAT 2 - Finanças comportamentais - MKT 04 e 05 - Prof Barbedo
16 de abril de 2022
MAT 1 - Matemática Financeira - MKT 04 e 05 - Prof Ariel
02 de abril de 2022
Planejamento Estratégico - MKT 04 e 05 - Prof Martius
12 e 19 de março de 2022
Comunicação com o Mercado - MKT 04 e 05 - Prof Eliane
12 e 19 de fevereiro de 2022
Globalização, Marketing Internacional - Prof Luz - MKT 05 e 06
10 de dezembro de 2022
Liderança - Prof Paula - MKT 05 e 06
03 de dezembro de 2022
Marketing Digital - Prof Sara - MKT 05 e 06
19 e 26 de novembro de 2022
Database Marketing - Prof Fernando Terra - MKT 05 e 06
29 de outubro e 05 de novembro de 2022
Transformação Digital - Prof Mario Dantas - MKT 05 e 06
08 de outubro de 2022
Formação de Preços de Vendas - Prof Camilo - MKT 05 e 06
22 de outubro de 2022
Business Game - Prof Otacílio - MKT 05 e 06
17 e 24 de setembro de 2022
Mkt de Serviços e Endomarketing - Prof Ana Raquel - MKT 05 e 06
27 de agosto de 2022 e 03 de setembro de 2022
SCRUM - Prof Bruno - MKT 05 e 06
13 de agosto de 2022
Logística - Prof Otacílio - MKT 05 e 06
23 e 30 de julho de 2022
Comunicação Organizacional - Prof Maurício - MKT 05 e 06
09 e 16 de julho de 2022
Smart Cities - Prof André Guedes - MKT 05 e 06
02 de julho de 2022
Gestão de Produtos, Marcas e Desenv de Marcas- Prof Favio - MKT 05 e 06
11 e 18 de junho de 2022
Gerência de Vendas - Prof Favio - MKT 05 e 06
21 de maio de 2022 e 28 de maio de 2022
Finanças Corporativas - MKT 01,02 e 03
Finanças de curto prazo. Finanças de longo prazo. Análise de investimentos. Análise de ponto de equilíbrio. Alavancagem financeira. Estudo de casos.
Professor: Julio Neto.
Ferramentas Ágeis
Tópicos Especiais
Professor: Bruno Rosa
Marketing Global
O ambiente
internacional. Características dos mercados na economia globalizada. O composto de
marketing nos mercados internacionais. Estratégia de acesso ao mercado internacional.
Seleção de mercados, entrada e formas de operação. Estratégias de produtos e de
comunicação no mercado global. Estratégias de preços e competitividade internacional.
Estudo de casos.
Comunicação Organizacional
Processo comunicacional e os seus elementos.
Comunicação verbal e não verbal. Comunicação organizacional. Comunicação interna,
institucional e mercadológica. Os meios de comunicação nas organizações e meios de
comunicação de massa. Imagem empresarial. Estilos de comunicação. Preparação de
apresentações. Comunicação Empresarial e Ética. Estudo de casos.
Formação de Preços de Vendas
Os aspectos de formação de preços em marketing. Custos. Composto de Marketing. Estrutura de preços de mercado. Formação de preço em função da natureza do produto ou serviço. A natureza dos custos de produção. Sistema de custeio por absorção. Sistema de Custeio direto ou variável. Custo ABC. Custo-alvo e custo Kaizen. Custo Padrão. Valor percebido pelo cliente. Estudo de casos.
Matemática Financeira
Juro e Capitalização Simples. Capitalização Composta. Desconto Simples. Série de Pagamentos. Sistema de Amortização. Método de Avaliação de Fluxo de Caixa. Classificação das Taxas de Juros. Taxa Média e Prazo Médio. Operações Financeiras Realizadas no Mercado. Financiamentos. Cálculo de valor presente para definição de preços de venda. Estudo de Casos.
Comunicação com o Mercado
O conceito de comunicação de marketing. O
desenvolvimento, criação e gestão de campanhas de incentivo. Campanhas de Incentivo de
vendas, de integração, de mudanças de comportamento, entre outros. Promoções dirigidas a
funcionários e canais de distribuição. Convenções de vendas e eventos de confraternização. O
conhecimento e aplicabilidade da legislação específica de campanhas de incentivo, uma visão
legal dos diversos pontos de vista da empresa. A criação e o desenvolvimento de materiais
específicos para campanhas de incentivo. Estudo de Casos.
Marketing de Serviço
Contexto e evolução dos serviços na
economia. Base conceitual do Marketing de Serviços. Características e classificação dos
serviços. Serviço como elemento do Marketing-Mix. Serviços com foco do cliente: comportamento, expectativas e satisfação. Sistema de entrega de serviços. Qualidade em
serviços. Comunicação Integrada em serviços. Relacionamentos com clientes, reclamações e
recuperação em serviços. Endomarketing. Estudo de Casos.
Marketing Digital
Conceitos em marketing digital. Comportamento do consumidor. Marketing direto digital. Marketing de busca. Marketing de conteúdo. Redes sociais. E-commerce. Estratégias e planejamento de marketing digital. Tendências. Estudos de caso.
Ambiente de Marketing
Fundamentos de marketing. Ambiente global.
Administração e planejamento de marketing. Elementos principais de marketing. Introdução
ao marketing nas empresas. Estudo de casos.
Gestão de Produtos, Marcas e Desenvolvimento de Mercado
A
Gerência de Marcas no contexto da organização de Marketing. Fundamentos do conceito de
marcas. Histórico da utilização de marcas. O Marketing de experiência. A inovação em
produtos. Etapas para lançamento de novos produtos. O ciclo de vida do produto. Estratégia
para o ciclo de vida dos produtos. Análise do portfólio de produtos. Estudo de Casos.
Metodologia de Pesquisa
Características e planejamento de uma pesquisa científica; Características de artigos
científicos. Preparo de artigos científicos para apresentação e publicação em revista indexada.
Pesquisa Operacional em Finanças - Prof. Ualison
Tópicos especiais: relacionados a finanças e métodos
quantitativos em finanças. Estudo de casos.
10.21 T1 Carteira de Investimentos 2 - Gerenciamento de Carteira - Prof. Ariel
Professor: Ariel Levy
12.21 T1 - Business Game - Prof. Otacilio
Professor: Otacílio Moreira
09.21 T1 Carteira de Investimentos 1 - Finanças Comportamentais - Prof. Barbedo
Professor: Claudio Barbedo
08.21 T1 - Mercado Financeiro 2 - Renda Variável - Prof. Abreu
Professor: José Abreu
WS - TCC MKT 02
Professor: Sérgio Montalvão
Ferramentas - Análise de dados - Seminário - CD 02 - Prof Marcio
15 de janeiro de 2022
FERRAMENTAS - LINGUAGEM R - CD 02
Prof. Ariel Levy
Logística e Canais de Distribuição
Funções da logística integrada. Estratégias:
Supply Chain Management. Logística integrada à demanda. Avaliação de atendimento. Estudo
de casos.
Antropologia do Consumo
A antropologia do consumo aplicada como ferramenta
para compreender o universo do consumidor. Tendências socioculturais. Geração de
subsídios para a construção de estratégias no marketing e na comunicação. Influenciadores
do comportamento e do consumo. Processos de compra e pós-compra. Análise dos estágios
de compra. Estudo de Casos.
Database MKT, Sistemas de Informações e Pesquisa de Marketing
Os
princípios básicos do marketing de relacionamento. Aplicações e programas de Marketing de
relacionamento. Informações, banco de dados e CRM. Programas de fidelidade. Estratégias
básicas de marketing de relacionamento. Planejamento de marketing de relacionamento.
Programas de marketing de relacionamento: Implementação e gerenciamento. A prática da
pesquisa de campo em marketing. Estudo de Caso.
Professor: Roberto Falcão.
E-commerce
O Marketing na era eletrônica. Os conceitos básicos do marketing
eletrônico. Varejo físico e varejo virtual. As etapas de planejamento para o marketing on-line.
Produtos, serviços e loja e shopping virtual. Marketing estratégico e planejamento de
comércio on-line. Implementação das estratégias de e-commerce. Relacionamento e mídias
sociais. Estudo de Casos.
Gerência de Vendas - MKT 02 e 03
Composto de comunicação de marketing e vendas. Visão holística
e estratégias de comunicação. Vendas e orientação para o mercado. Vendas, relacionamento e
oferta de valor. Papeis de compra e comportamento do comprador. Administração de vendas.
Estrutura, sistemas e estratégias. Funções de vendas. Tecnologia e sistemas de informação.
Vendas e clientes compradores. Relacionamento e técnicas de negociação. Estudo de Casos.
Planejamento Estratégico T2 T3
Ambiente de Marketing - Turma 03
Fundamentos de marketing. Ambiente global. Administração e planejamento de marketing. Elementos principais de marketing. Introdução ao marketing nas empresas. Estudo de casos.
Professor: Américo Ramos.
WorkShop - TCC - MKT 03
Professora: Daniela Alcantara
Business Game - MKT 03
Professor: Otacilio Moreira
Finanças Comportamentais - MKT 03
Professor: Claudio Barbedo
Matemática Financeira - MKT 03
Professor: Ariel Levy
Ementa: Juro e Capitalização Simples. Capitalização Composta. Desconto Simples. Série de Pagamentos. Sistema de Amortização. Método de Avaliação de Fluxo de Caixa. Classificação das Taxas de Juros. Taxa Média e Prazo Médio. Operações Financeiras Realizadas no Mercado. Financiamentos. Cálculo de valor presente para definição de preços de venda. Estudo de Casos.
Marketing Digital - MKT 03 e 04
Professora: Sara Jamile
Smart Cities - MKT 03 e 04
Professor: André Guedes
Tópicos Especiais.
Comunicação Organizacional - MKT 03 e 04
Professor: Maurício Leão
Ementa: Processo comunicacional e os seus elementos. Comunicação verbal e não verbal. Comunicação organizacional. Comunicação interna, institucional e mercadológica. Os meios de comunicação nas organizações e meios de comunicação de massa. Imagem empresarial. Estilos de comunicação. Preparação de apresentações. Comunicação Empresarial e Ética. Estudo de casos.
Formação de Preços - MKT 03 e 04
Professor: Eduardo Camilo
Ementa: Os aspectos de formação de preços em
marketing. Custos. Composto de Marketing. Estrutura de preços de mercado. Formação de
preço em função da natureza do produto ou serviço. A natureza dos custos de produção.
Sistema de custeio por absorção. Sistema de Custeio direto ou variável. Custo ABC. Custo-alvo
e custo Kaizen. Custo Padrão. Valor percebido pelo cliente. Estudo de casos.
Marketing de Serviços - MKT 03 e 04
Professora: Ana Raquel Rocha
Contexto e evolução dos serviços
na economia. Base conceitual do Marketing de Serviços. Características e classificação dos
serviços. Serviço como elemento do Marketing-Mix. Serviços com foco do cliente: comportamento, expectativas e satisfação. Sistema de entrega de serviços. Qualidade em
serviços. Comunicação Integrada em serviços. Relacionamentos com clientes, reclamações e
recuperação em serviços. Endomarketing. Estudo de Casos.
Transformação Digital - MKT 04
Professor: Mario Dantas
Database Marketing - MKT 04
Professor: Fernando Terra
Ementa: Os princípios básicos do marketing de relacionamento. Aplicações e programas de Marketing de relacionamento. Informações, banco de dados e CRM. Programas de fidelidade. Estratégias básicas de marketing de relacionamento. Planejamento de marketing de relacionamento. Programas de marketing de relacionamento: Implementação e gerenciamento. A prática da pesquisa de campo em marketing. Estudo de Caso.
Ambiente de Marketing - MKT 04
Professor: Américo Ramos
Ementa: Fundamentos de marketing. Ambiente global. Administração e planejamento de marketing. Elementos principais de marketing. Introdução ao marketing nas empresas. Estudo de casos.
Logística e Cadeia de Suprimentos - Mkt 04
Professor: Otacílio Moreira
Ementa: Funções da logística integrada. Estratégias: Supply Chain Management. Logística integrada à demanda.Avaliação de atendimento.Estudo de casos.
Gerência de Vendas - MKT 04
Professor: Favio Toda
Ementa: Composto de comunicação de marketing e vendas. Visão holística e estratégias de comunicação. Vendas e orientação para o mercado. Vendas, relacionamento e oferta de valor. Papeis de compra e comportamento do comprador. Administração de vendas. Estrutura, sistemas e estratégias. Funções de vendas. Tecnologia e sistemas de informação. Vendas e clientes compradores. Relacionamento e técnicas de negociação. Estudo de Casos.
Gestão de Produtos e Marcas 1 - MKT 04
Professor: Favio Toda
Ementa: – A Gerência de Marcas no contexto da organização de Marketing. Fundamentos do conceito de marcas. Histórico da utilização de marcas. O Marketing de experiência. A inovação em produtos. Etapas para lançamento de novos produtos. O ciclo de vida do produto. Estratégia para o ciclo de vida dos produtos. Análise do portfólio de produtos. Estudo de Casos.
Scrum - MKT 04
Professor: Bruno Leonardo
Tópicos Especiais
Finanças - MKT 04 e 05
Prof. Ualison Rébula
E-commerce - MKT 04 e 05
Prof. Aparecida Laino
Ambiente de Marketing - MKT 05
Professor: Américo Ramos
Disciplina modelo - Estratégia
Disicplina: Estratégia do prof. Martius.
TOP ESP - Modelagem de Negócios - Prof Claudio - GEE 54
10 de dezembro de 2022
Qualidade e Lean - Prof Maurício - GEE 54
07 e 14 de maio de 2022
Contratos, Negociação e Adm de Conflitos - Prof Paula - GEE 54
04 e 11 de junho de 2022
G contratos, negociação e adm conflitos - GEE 53 - Prof Eliane
04 e 11 de junho de 2022
Transformação Digital - GEE 53 - Prof Mario Dantas
15 e 22 de janeiro de 2022
Workshop TCC - GEE 52 - Prof Mauricio
18 de junho de 2022
Meio ambiente e sustentabilidade - GEE 52 - Prof Eliane
15 e 22 de janeiro de 2022
Gestão da Segurança da Informação e Cyber crimes - Prof Fred Sauer - GEE 53 e 54
26 de novembro de 2022
Gestão e Análise de Viabilidade de Projetos - Prof Márcio - GEE 53 e 54
05 e 12 de novembro de 2021
Ferramentas Ágeis na Gestão de Projetos - Prof Bruno - GEE 53 e 54
22 e 29 de outubro de 2022
Liderança e motivação - GEE 53 e 54 - Prof Aparecida
25 de junho e 02 de julho de 2022
Metodologia de Pesquisa - Prof Daniela - GEE 53 e 54
08 de outubro de 2022
Business Game - Prof Otacílio - GEE 53 e 54
17 e 24 de setembro de 2022
Gestão Estratégica - Prof Martius - GEE 53 e 54
27 de agosto e 03 de setembro de 2022
Gestão Logística e Supply Chain - Prof Otacílio - GEE 53 e 54
06 e 13 de agosto de 2022
Business Management Process - BPM - Prof Américo - GEE 53 e 54
09 e 23 de julho de 2022
Modelagem de Negócio - GEE 52 e 53 - Prof Claudio
12 de fevereiro de 2022
G contratos, negociação e adm conflitos - GEE 52 e 53 - Prof Eliane
04 e 11 de junho de 2022
Smart Cities - GEE 52 e 53 - Prof André
12 de março de 2022
Top esp. Marketing e Comunicação - GEE 52 e 53 - Prof Débora
19 e 26 de março de 2022
Top esp 2 - Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo - GEE 52 e 53 - Prof Aparecida
09 e 16 de abril de 2022
Finanças - GEE 52 e 53 - Prof Ualison
07 e 14 de maio de 2022
Comércio exterior - GEE 52 e 53 - Prof Luz
21 de maio de 2022
Direito Administrativo - GEE 52 e 53 - Prof Patrícia
28 de maio de 2022
Gestão de Pessoas - GEE 49, 50 e 51
Conceituação e contextualização da atividade de gestão de pessoas. Gestão
estratégica de pessoas. Subsistemas de Gestão de Pessoas. Sistemas de informações
na gestão de Pessoas. Desafios para a gestão contemporânea de pessoas.
Prossora: Aparecida Laino.
Gestão da Qualidade - LEAN - GEE 52 e 53
Prof. Maurício Leão
Seminário de TCC - GEE 48
Professor: Maurício Leão
Business Game - GEE 48
Professor: Otacílio Moreira.
Tópicos Especiais.
Gestão de Operações e Serviços - GEE 48
O curso tem como foco a gestão de operações e serviços em um ambiente competitivo, com o intuito de promover discussões acerca do tema no modelo de slides, filmes e estudos de caso dos mais recentes na academia. A filosofia é aplicar sistematicamente a experiencia em mercado, e lições aprendidas na gestão da produção. Não obstante, temos a missão de elucidar na introdução de novos conceitos a fim de criar valor a todos.
Será um curso dinâmico e a participação de todos é crucial para um bom network.
Professor: Carlos Navarro
Direito Administrativo - GEE 48 e 49
Conceitos. Questões legais na alçada privada e pública. Legislação que afeta diretamente aos gestores. Estudo de casos.
Professora: Patrícia Cidade
Gestão da Segurança da Informação - GEE 48 e 49
Visão sistêmica de segurança da informação; Estratégias de segurança da informação; Tipologia de ataques; Vulnerabilidades; Análise de riscos; Certificados digitais; Criptografia; Infraestrutura de chaves públicas (ICP); Planos de contingência e de recuperação de desastres.
Professor: Fred Sauer
Gestão Tributária - GEE 49
Professor: Leonardo Pinto.
Gestão do Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo - GEE 49
Sociedade do Conhecimento; Modelos de Gestão do Conhecimento; Práticas de
Gestão do Conhecimento; Comunidades de Prática; Modelos e Estratégias de Gestão
da Inovação. Definições e fontes de inovação; estratégia, políticas, patentes e
transferência de tecnologia; economia da inovação; práticas de gestão do
conhecimento e inovação. Estudo de casos.
Professor: Francisco Batista.
Gestão de Projetos - GEE 49
- Conceitos gerais no contexto de gerenciamento de projetos:
- Integração e gestão da mudança de projetos;
- Gerenciamento do escopo;
- Gerenciamento do cronograma;
- Gerenciamento dos custos;
- Gerenciamento dos riscos;
- Conceitos gerais do gerenciamento da qualidade, recursos, comunicações e aquisições do projeto.
Professor: Márcio Silva.
Gestão Contábil Gerencial - GEE 49
Conceitos. Elementos de orçamentação e custos. Contabilidade gerencial. Elementos de custo. Análise de balanço. Estudo de casos.
Professor: Leonardo Pinto.
Business Game - GEE 49 e 50
Tópicos Especiais.
Professor: Otacílio Moreira.
Gestão Financeira - GEE 49 e 50
Estrutura das demonstrações contábeis; Principais indicadores de natureza
econômico-financeira e sua utilização no conjunto das decisões empresariais; Ciclos
operacional e financeiro; Necessidade de capital de giro; Matemática financeira
(revisão); Investimentos de capital; Principais técnicas de análise de projetos de
investimento em ativos fixos; Análise de ponto de equilíbrio; Alavancagem
financeira; Fontes de recursos; Fontes de financiamento. Estudo de casos.
Professor: Ivando Faria
Gestão de Operações e Serviços - GEE 49 e 50
EMENTA: conceitos, gestão da produção e operações; planejamento e controle da produção; gestão de serviços, integração dos 4Ps; gestão integrada com foco no cliente; maturidade na gestão de serviços.
OBJETIVOS: caracterizar os elementos da gestão de produção; apresentar PCP; demonstrar a gestão de serviços, suas integrações e a gestão integrada; introduzir a gestão de serviços.
LEITURAS INDICADAS: SLACK,N;CHAMBERS,S;JOHNSTON,R. Administração da Produção. Editora Atlas.
MOREIRA,D.A. Administração da Produção e Operações. Editora Pioneira.
CORRÊA.H.L.;CORRÊA.C.A. Administração de Produção e Operações. Editora Atlas.
METODOLOGIA: A presença será realizada através do uso da plataforma Zoom no dia da aula.
O curso terá apresentações, explorando as unidades. Será solicitada a maior participação possível. Entende-se como participação o levantamento de questões relativas ao ponto em discussão ou aspectos correlatos, comentários críticos, apresentação de textos ou outro recurso que contribua para o rendimento do curso.
Pede-se que os participantes tenham sempre à mão este plano de disciplina, para acompanhar e orientar o andamento do curso.
A leitura prévia dos conteúdos das unidades é fundamental para o aprendizado e o desenvolvimento do conhecimento.
O aluno que faltar a qualquer trabalho em sala de aula virtual (presencial) não poderá realizá-lo em outra ocasião.
AVALIAÇÃO: A avaliação será produzida levando em conta os trabalhos realizados em grupo/individual e uma prova no final da última aula.
Gestão de Marketing e Comunicação - GEE 49 e 50
Professora: Débora Tayt-Son
Ementa: Fundamentos de marketing; Administração e planejamento de marketing; Formulação de estratégias de marketing; Sistemas de informações de marketing; Marketing social e digital. Comunicação de Marketing. Estudo de casos.
Meio Ambiente - GEE 49 e 50
Professora: Eliane Almeida.
Ementa: Introdução a questões as normas e procedimentos aplicados ao meio-ambiente. Conceitos. Aplicação das questões meio-ambientais e de sustentabilidade. Estudo de casos.
Gestão de Processos - GEE 49 e 50
Professor: Américo Ramos
Ementa: Conceitos. Mapeamento de processos. Escritório de processos. Normatização. Características e elementos dos processos de trabalho; Mapeamento e modelagem de processos de trabalho; Métodos e ferramentas: IDEF (integratted definition for function modeling), BPMN (business process modeling notation); Análise orientada a objetos: OOA/UML/RUP. Estudo de casos.
Gestão Estratégica - GEE 50
Conceitos de organização e
estratégia. Planejamento
estratégico empresarial. Análise
estratégica. Definição de visão, missão, negócio, cenarização, análise SWOT.
Definição de objetivos, indicadores e metas. Modelo balanceado de métricas – BSC.
Estudo de casos.
Governança Corporativa - GEE 50 e 51
Governança
Corporativa; Riscos
(Corporativos); Compliance; IBGC; Governança
de TI; COBIT (Modelos de Maturidade; Matriz de
Responsabilidades; Frameworks
de Governança (síntese)
Gestão de Projetos - GEE 50 e 51
- Conceitos gerais no contexto de gerenciamento de projetos:
- Integração e gestão da mudança de projetos;
- Gerenciamento do escopo;
- Gerenciamento do cronograma;
- Gerenciamento dos custos;
- Gerenciamento dos riscos;
- Conceitos gerais do gerenciamento da qualidade, recursos, comunicações e aquisições do projeto.
Professor: Márcio Silva.
Gestão Contábil Gerencial - GEE 50 e 51
Conceitos. Elementos de orçamentação e custos. Contabilidade gerencial. Elementos
de custo. Análise de balanço. Estudo de casos.
Professor: Leonardo Pinto.
Canvas - GEE 50 e 51
Tópicos Especiais.
Professora: Eliane Monteiro.
Direito Empresarial - GEE 50 e 51
Conceitos. Questões legais na alçada privada e pública. Legislação que afeta
diretamente aos gestores. Estudo de casos.
Professora: Patrícia Cidade.
Comércio Exterior - GEE 50 e 51
Professora: Luz Melo
Gestão da Segurança da Informação - GEE 50 e 51
Visão sistêmica de segurança da informação; Estratégias de segurança da informação; Tipologia de ataques; Vulnerabilidades; Análise de riscos; Certificados digitais; Criptografia; Infraestrutura de chaves públicas (ICP); Planos de contingência e de recuperação de desastres.
Professor: Fred Sauer
Gestão Tributária - GEE 50 e 51
Tópicos Especiais
Professor: Marcelo Silva
Gestão Logística e Cadeia de Suprimentos - GEE 50 e 51
Funções da logística integrada; Estratégias: Supply Chain Management; Logistica integrada à demanda; Avaliação de atendimento; ECR: resposta rápida ao consumidor. Estudo de casos.
Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo - GEE 50 e 51
EMENTA:
Sociedade do Conhecimento. Economia do Conhecimento e Empreendedorismo. Gestão do Conhecimento, conceitos e modelos. Empreendedorismo, Processo e Perfil Empreendedor. Aprendizagem individual, coletiva, organizacional e interorganizacional. Práticas de socialização e compartilhamento de conhecimento tácito. Práticas de Registro e Externalização do conhecimento. Governança para a Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação em Ecossistemas (Governo, Grandes Empresas, Startups, Centro de Pesquisas, Universidades, Escolas Técnicas e Instituições de Fomento à Inovação). Panorama Geral do Ecossistema de Inovação Brasileiro. Governança, Pontos fortes e Oportunidades de desenvolvimento. Estudos de Caso.Gestão da Qualidade - GEE 51
Conceitos e definição da qualidade; Dimensões da qualidade; Evolução histórica da
qualidade; Capacidade de processo e controle estatístico de processos; ferramentas da
qualidade; Garantia da qualidade: normas ISSO 9000; Controle da qualidade total
(TQC); Administração da qualidade total (TQM); Gestão estratégica da qualidade;
Prêmio nacional da qualidade; Implantação de sistemas e gestão da qualidade.
Professor: Maurício Leão.
Workshop TCC - GEE 51
Professor: Maurício Leão
Gestão de Operações e Serviços - GEE 51
Professor: Carlos Navarro
Ementa: Conceitos. Mapeamento de processos. Escritório de processos. Normatização. Características e elementos dos processos de trabalho; Mapeamento e modelagem de processos de trabalho; Métodos e ferramentas: IDEF (integratted definition for function modeling), BPMN (business process modeling notation); Análise orientada a objetos: OOA/UML/RUP. Estudo de casos.
Business Game - GEE 51 e 52
Professor: Otacílio Moreira
Tópicos Especiais.
Gestão de Processos - GEE 51 e 52
Professor: Américo Ramos
Ementa: Conceitos. Mapeamento de processos. Escritório de processos. Normatização.
Características e elementos dos processos de trabalho; Mapeamento e modelagem de
processos de trabalho; Métodos e ferramentas: IDEF (integratted definition for
function modeling), BPMN (business process modeling notation); Análise orientada a
objetos: OOA/UML/RUP. Estudo de casos.
Transformação Digital - GEE 52
Professor: Mário Dantas
Tópicos Especiais.
Gestão de Projetos - GEE 52
Professor: Márcio Silva
Ementa: Definição de projeto; Evolução da gerência de projetos; Estrutura analítica de
projetos; Diagrama de GANTT; Diagrama PERT/CPM; Metodologia PMI / PMBOK
para a gerência de projetos.
Segurança, Cyber Crimes - GEE 52
Professor: Fred Sauer.
Ementa: Definição de projeto; Evolução da gerência de projetos; Estrutura analítica de projetos; Diagrama de GANTT; Diagrama PERT/CPM; Metodologia PMI / PMBOK para a gerência de projetos.
Gestão de Pessoas - GEE 52
Prof. Aparecida Laino
Gestão Estratégica - GEE 52
Professor: Martius Rodriguez
Ementa: Conceitos de organização e estratégia. Planejamento estratégico empresarial. Análise estratégica. Definição de visão, missão, negócio, cenarização, análise SWOT. Definição de objetivos, indicadores e metas. Modelo balanceado de métricas – BSC. Estudo de casos.
Gestão de Operações e Serviços - GEE 52
Professor: Carlos Navarro
Ementa: Conceitos; Gestão da Produção e Operações; Planejamento e Controle da Produção; Gestão de Serviços; Integração dos 4Ps (Pessoas, Processos, Produtos, Parceiros); Gestão de Integrada com o foco no cliente. Maturidade na gestão de serviços.
Gestão Logística e Cadeia de Suprimentos - GEE 52
Funções da logística integrada; Estratégias: Supply Chain Management; Logistica integrada à demanda; Avaliação de atendimento; ECR: resposta rápida ao consumidor. Estudo de casos.
Top esp - Startups - GEE 52 e 53 - Prof Robson
26 de janeiro de 2022
Governança, Risco e Compliance (GRC) - GEE 52 e 53
Prof. Marcos Villas
Contabilidade - GEE 52 e 53
Prof. César Dollinger
11.20 T1 - Marketing de Serviços I - Estatística Aplicada - Prof. Bouzada
Professor: Marco Bouzada.
11.20 T1 - Gestão Econômica Financeira - Seminário - Prof. Ualison
Professor: Ualison Rébula
Seminário - manhã
10.20 T1 - Gestão Econômica - Financeira II - Prof. Ualison
As bases demográficas da Economia. Estruturas de mercado. Leis da Economia. A teoria do valor. A renda. A circulação. Repartição, consumo e mercados. O Valor do dinheiro no tempo. Juros. Valor presente e valor futuro. Formação e recuperação de Capital. Tipos de desconto. Correção monetária. Rendimento te e real. Análise do fluxo de caixa. Séries financeiras Avaliação de investimento de capital. Planos de amortização. Retorno e Risco. Estrutura do capital. Análise de liquidez, solvência e lucratividade. Análise do ponto de equilíbrio. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Estudos de casos.
Professor: Ualison Rébula.
10.20 T1 - Gestão Econômica - Financeira I - Prof. Ruy
As bases demográficas da Economia. Estruturas de mercado. Leis da Economia. A teoria
do valor. A renda. A circulação. Repartição, consumo e mercados. O Valor do dinheiro no
tempo. Juros. Valor presente e valor futuro. Formação e recuperação de Capital. Tipos de
desconto. Correção monetária. Rendimento te e real. Análise do fluxo de caixa. Séries
financeiras Avaliação de investimento de capital. Planos de amortização. Retorno e Risco.
Estrutura do capital. Análise de liquidez, solvência e lucratividade. Análise do ponto de
equilíbrio. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Estudos de casos.
Professor: Ruy Santacruz.
03.21 T1 Contabilidade Empresarial e Orçamento - Prof. Leonardo
Concepção de um sistema contábil voltado para informações gerenciais; Sistema
de apuração de custos para tomada de decisão; Visão gerencial dos elementos que
compõem o ativo e o passivo da empresa; Contabilidade como instrumento de
auxílio na preparação e no controle do orçamento empresarial; Análise de
desempenho com base nos dados contábeis. Custeio ABC. Estudo de casos.
Professor: Leonardo Pinto.
03.21 T1- Fundamentos de Marketing - Seminário - Prof. Américo
Seminário de Fundamentos de Marketing.
Professor: Américo Ramos.
01.21 T1 - Marketing de Serviços II - Prof. Américo
Fundamentos do Marketing para a logística. O moderno ambiente de marketing.
Pesquisa de Mercado e os Sistemas de Informação de Marketing. Seleção de
Mercados-Alvo. Desenvolvimento do Mix de Marketing e as interfaces com a
gestão da cadeia de suprimentos. Canais de distribuição e o planejamento
logístico. Promoção e a gestão da demanda. Gestão da logística de marketing.
Estudo de casos.
Professor: Américo Ramos.
02.19 T1 Workshop - Trabalho de Conclusão de Curso - Prof. Américo
19 de fevereiro de 2022
Trabalho de Conclusão de Curso - T1
Neste modulo serão apresentados os trabalhos de conclusão de curso dos alunos
GE1 - Gestão Financeira - FINCORP 02
Professor: Ruy Santacruz
Ementa: As bases demográficas da Economia. Estruturas de mercado. Leis da Economia. A teoria do valor. A renda. A circulação. Repartição, consumo e mercados. O Valor do dinheiro no tempo. Juros. Valor presente e valor futuro. Formação e recuperação de Capital. Tipos de desconto. Correção monetária. Rendimento te e real. Análise do fluxo de caixa. Séries financeiras Avaliação de investimento de capital. Planos de amortização. Retorno e Risco. Estrutura do capital. Análise de liquidez, solvência e lucratividade. Análise do ponto de equilíbrio. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Estudos de casos.
Estratégia - Seminário - FIN 03
Prof. Camilo
Gestão financeira - FIN 03
Prof. Ruy Santacruz
WS TCC - Prof Américo - FIN 02
Seminário - FINCORP 02 e 03 - Prof Américo
28 de maio de 2022
Marketing de Serviços - FINCORP 02 e 03 - Prof Américo
07 e 14 de maio de 2022
Estatística - FINCORP 02 e 03 - Prof Julio Vieira
16 e 23 de abril de 2022
GE3 - Seminário - FINCORP 02 e 03 - Prof Ualison
19 de março de 2022
Estratégia - FINCORP 02 e 03 - Prof Martius
29 de janeiro e 05 de fevereiro de 2022
Avaliação financeira de projetos - FINCORP 02 e 03 - Prof Ualison
05 e 12 de março de 2022
TCC - FINCORP 02 e 03 - Prof Daniela
22 de janeiro de 2022