Cursos disponíveis

Finanças Corporativas - MKT 01,02 e 03

Finanças de curto prazo. Finanças de longo prazo. Análise de investimentos. Análise de ponto de equilíbrio. Alavancagem financeira. Estudo de casos.

Professor: Julio Neto.

Finanças Corporativas

Finanças de curto prazo. Finanças de longo prazo. Análise de investimentos. Análise de ponto de equilíbrio. Alavancagem financeira. Estudo de casos.

Marketing Global

O ambiente internacional. Características dos mercados na economia globalizada. O composto de marketing nos mercados internacionais. Estratégia de acesso ao mercado internacional. Seleção de mercados, entrada e formas de operação. Estratégias de produtos e de comunicação no mercado global. Estratégias de preços e competitividade internacional. Estudo de casos.

Professor: Luz Melo

Comunicação Organizacional

Processo comunicacional e os seus elementos. Comunicação verbal e não verbal. Comunicação organizacional. Comunicação interna, institucional e mercadológica. Os meios de comunicação nas organizações e meios de comunicação de massa. Imagem empresarial. Estilos de comunicação. Preparação de apresentações. Comunicação Empresarial e Ética. Estudo de casos.

Formação de Preços de Vendas

Os aspectos de formação de preços em marketing. Custos. Composto de Marketing. Estrutura de preços de mercado. Formação de preço em função da natureza do produto ou serviço. A natureza dos custos de produção. Sistema de custeio por absorção. Sistema de Custeio direto ou variável. Custo ABC. Custo-alvo e custo Kaizen. Custo Padrão. Valor percebido pelo cliente. Estudo de casos.


Matemática Financeira

Juro e Capitalização Simples. Capitalização Composta. Desconto Simples. Série de Pagamentos. Sistema de Amortização. Método de Avaliação de Fluxo de Caixa. Classificação das Taxas de Juros. Taxa Média e Prazo Médio. Operações Financeiras Realizadas no Mercado. Financiamentos. Cálculo de valor presente para definição de preços de venda. Estudo de Casos.

Comunicação com o Mercado

O conceito de comunicação de marketing. O desenvolvimento, criação e gestão de campanhas de incentivo. Campanhas de Incentivo de vendas, de integração, de mudanças de comportamento, entre outros. Promoções dirigidas a funcionários e canais de distribuição. Convenções de vendas e eventos de confraternização. O conhecimento e aplicabilidade da legislação específica de campanhas de incentivo, uma visão legal dos diversos pontos de vista da empresa. A criação e o desenvolvimento de materiais específicos para campanhas de incentivo. Estudo de Casos.

Professor: Eliane Almeida

Marketing de Serviço

Contexto e evolução dos serviços na economia. Base conceitual do Marketing de Serviços. Características e classificação dos serviços. Serviço como elemento do Marketing-Mix. Serviços com foco do cliente: comportamento, expectativas e satisfação. Sistema de entrega de serviços. Qualidade em serviços. Comunicação Integrada em serviços. Relacionamentos com clientes, reclamações e recuperação em serviços. Endomarketing. Estudo de Casos.

Professor: Ana Raquel Rocha

Marketing Digital

Conceitos em marketing digital. Comportamento do consumidor. Marketing direto digital. Marketing de busca. Marketing de conteúdo. Redes sociais. E-commerce. Estratégias e planejamento de marketing digital. Tendências. Estudos de caso.

Professor: Sara Jamile

Ambiente de Marketing

Fundamentos de marketing. Ambiente global. Administração e planejamento de marketing. Elementos principais de marketing. Introdução ao marketing nas empresas. Estudo de casos.

Gestão de Produtos, Marcas e Desenvolvimento de Mercado

A Gerência de Marcas no contexto da organização de Marketing. Fundamentos do conceito de marcas. Histórico da utilização de marcas. O Marketing de experiência. A inovação em produtos. Etapas para lançamento de novos produtos. O ciclo de vida do produto. Estratégia para o ciclo de vida dos produtos. Análise do portfólio de produtos. Estudo de Casos.

Metodologia de Pesquisa

Características e planejamento de uma pesquisa científica; Características de artigos científicos. Preparo de artigos científicos para apresentação e publicação em revista indexada.

Logística e Canais de Distribuição

Funções da logística integrada. Estratégias: Supply Chain Management. Logística integrada à demanda. Avaliação de atendimento. Estudo de casos.

Professor: Otacilio Moreira

Antropologia do Consumo

A antropologia do consumo aplicada como ferramenta para compreender o universo do consumidor. Tendências socioculturais. Geração de subsídios para a construção de estratégias no marketing e na comunicação. Influenciadores do comportamento e do consumo. Processos de compra e pós-compra. Análise dos estágios de compra. Estudo de Casos.

Professor: Debora Tayt-son

Database MKT, Sistemas de Informações e Pesquisa de Marketing

Os princípios básicos do marketing de relacionamento. Aplicações e programas de Marketing de relacionamento. Informações, banco de dados e CRM. Programas de fidelidade. Estratégias básicas de marketing de relacionamento. Planejamento de marketing de relacionamento. Programas de marketing de relacionamento: Implementação e gerenciamento. A prática da pesquisa de campo em marketing. Estudo de Caso.

Professor: Roberto Falcão.

Professor: Roberto Falcão

E-commerce

O Marketing na era eletrônica. Os conceitos básicos do marketing eletrônico. Varejo físico e varejo virtual. As etapas de planejamento para o marketing on-line. Produtos, serviços e loja e shopping virtual. Marketing estratégico e planejamento de comércio on-line. Implementação das estratégias de e-commerce. Relacionamento e mídias sociais. Estudo de Casos.

Professor: Aparecida Laino

Gerência de Vendas - MKT 02 e 03

Composto de comunicação de marketing e vendas. Visão holística e estratégias de comunicação. Vendas e orientação para o mercado. Vendas, relacionamento e oferta de valor. Papeis de compra e comportamento do comprador. Administração de vendas. Estrutura, sistemas e estratégias. Funções de vendas. Tecnologia e sistemas de informação. Vendas e clientes compradores. Relacionamento e técnicas de negociação. Estudo de Casos.

Planejamento Estratégico T2 T3

Conceitos de organização e estratégia. Planejamento estratégico empresarial. Análise estratégica. Definição de visão, missão, negócio, cenarização, análise SWOT. Definição de objetivos, indicadores e metas. Modelo balanceado de métricas – BSC. Estudo de casos.

Ambiente de Marketing - Turma 03

Fundamentos de marketing. Ambiente global. Administração e planejamento de marketing. Elementos principais de marketing. Introdução ao marketing nas empresas. Estudo de casos.

Professor: Américo Ramos.

Matemática Financeira - MKT 03

Professor: Ariel Levy

Ementa: Juro e Capitalização Simples. Capitalização Composta. Desconto Simples. Série de Pagamentos. Sistema de Amortização. Método de Avaliação de Fluxo de Caixa. Classificação das Taxas de Juros. Taxa Média e Prazo Médio. Operações Financeiras Realizadas no Mercado. Financiamentos. Cálculo de valor presente para definição de preços de venda. Estudo de Casos.

Professor: Ariel Levy

Comunicação Organizacional - MKT 03 e 04

Professor: Maurício Leão

Ementa: Processo comunicacional e os seus elementos. Comunicação verbal e não verbal. Comunicação organizacional. Comunicação interna, institucional e mercadológica. Os meios de comunicação nas organizações e meios de comunicação de massa. Imagem empresarial. Estilos de comunicação. Preparação de apresentações. Comunicação Empresarial e Ética. Estudo de casos.

Formação de Preços - MKT 03 e 04

Professor: Eduardo Camilo

Ementa: Os aspectos de formação de preços em marketing. Custos. Composto de Marketing. Estrutura de preços de mercado. Formação de preço em função da natureza do produto ou serviço. A natureza dos custos de produção. Sistema de custeio por absorção. Sistema de Custeio direto ou variável. Custo ABC. Custo-alvo e custo Kaizen. Custo Padrão. Valor percebido pelo cliente. Estudo de casos.

Marketing de Serviços - MKT 03 e 04

Professora: Ana Raquel Rocha

Contexto e evolução dos serviços na economia. Base conceitual do Marketing de Serviços. Características e classificação dos serviços. Serviço como elemento do Marketing-Mix. Serviços com foco do cliente: comportamento, expectativas e satisfação. Sistema de entrega de serviços. Qualidade em serviços. Comunicação Integrada em serviços. Relacionamentos com clientes, reclamações e recuperação em serviços. Endomarketing. Estudo de Casos.

Professor: Ana Raquel Rocha

Database Marketing - MKT 04

Professor: Fernando Terra

Ementa: Os princípios básicos do marketing de relacionamento. Aplicações e programas de Marketing de relacionamento. Informações, banco de dados e CRM. Programas de fidelidade. Estratégias básicas de marketing de relacionamento. Planejamento de marketing de relacionamento. Programas de marketing de relacionamento: Implementação e gerenciamento. A prática da pesquisa de campo em marketing. Estudo de Caso.

Professor: Fernando Terra

Ambiente de Marketing - MKT 04

Professor: Américo Ramos

Ementa: Fundamentos de marketing. Ambiente global. Administração e planejamento de marketing. Elementos principais de marketing. Introdução ao marketing nas empresas. Estudo de casos.

Logística e Cadeia de Suprimentos - Mkt 04

Professor: Otacílio Moreira

Ementa: Funções da logística integrada. Estratégias: Supply Chain Management. Logística integrada à demanda.Avaliação de atendimento.Estudo de casos.

Professor: Otacilio Moreira

Gerência de Vendas - MKT 04

Professor: Favio Toda

Ementa: Composto de comunicação de marketing e vendas. Visão holística e estratégias de comunicação. Vendas e orientação para o mercado. Vendas, relacionamento e oferta de valor. Papeis de compra e comportamento do comprador. Administração de vendas. Estrutura, sistemas e estratégias. Funções de vendas. Tecnologia e sistemas de informação. Vendas e clientes compradores. Relacionamento e técnicas de negociação. Estudo de Casos.

Gestão de Produtos e Marcas 1 - MKT 04

Professor: Favio Toda

Ementa: – A Gerência de Marcas no contexto da organização de Marketing. Fundamentos do conceito de marcas. Histórico da utilização de marcas. O Marketing de experiência. A inovação em produtos. Etapas para lançamento de novos produtos. O ciclo de vida do produto. Estratégia para o ciclo de vida dos produtos. Análise do portfólio de produtos. Estudo de Casos.

Scrum - MKT 04

Professor: Bruno Leonardo

Tópicos Especiais

Professor: Bruno Rosa

Disciplina modelo - Estratégia

DIsicplina referência para os professores.


Disicplina: Estratégia do prof. Martius.

TÓPICOS ESPECIAIS - STARTUPS - Prof Favio - GEE 54

Capacitar o estudante a participar da nova economia com empresas startups digitais, desenvolvendo o entendimento desta nova realidade e competências empreendedoras.

Gestão de Pessoas - GEE 49, 50 e 51

Conceituação e contextualização da atividade de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Subsistemas de Gestão de Pessoas. Sistemas de informações na gestão de Pessoas. Desafios para a gestão contemporânea de pessoas.

Prossora: Aparecida Laino.

Professor: Aparecida Laino

Gestão de Operações e Serviços - GEE 48

O curso tem como foco a gestão de operações e serviços em um ambiente competitivo, com o intuito de promover discussões acerca do tema no modelo de slides, filmes e estudos de caso dos mais recentes na academia. A filosofia é aplicar sistematicamente a experiencia em mercado, e lições aprendidas na gestão da produção. Não obstante, temos a missão de elucidar na introdução de novos conceitos a fim de criar valor a todos. 
Será um curso dinâmico e a participação de todos é crucial para um bom network.

Professor: Carlos Navarro

Professor: Carlos Navarro

Direito Administrativo - GEE 48 e 49

Conceitos. Questões legais na alçada privada e pública. Legislação que afeta diretamente aos gestores. Estudo de casos.   

Professora: Patrícia Cidade

Professor: Patricia Cidade

Gestão da Segurança da Informação - GEE 48 e 49

Visão sistêmica de segurança da informação; Estratégias de segurança da informação; Tipologia de ataques; Vulnerabilidades; Análise de riscos; Certificados digitais; Criptografia; Infraestrutura de chaves públicas (ICP); Planos de contingência e de recuperação de desastres.


Professor: Fred Sauer

Professor: Fred Sauer

Gestão do Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo - GEE 49

Sociedade do Conhecimento; Modelos de Gestão do Conhecimento; Práticas de Gestão do Conhecimento; Comunidades de Prática; Modelos e Estratégias de Gestão da Inovação. Definições e fontes de inovação; estratégia, políticas, patentes e transferência de tecnologia; economia da inovação; práticas de gestão do conhecimento e inovação. Estudo de casos.

Professor: Francisco Batista.

Gestão de Projetos - GEE 49

Professor: Márcio Silva.

Professor: Marcio Silva

Gestão Contábil Gerencial - GEE 49

Conceitos. Elementos de orçamentação e custos. Contabilidade gerencial. Elementos de custo. Análise de balanço. Estudo de casos.  

Professor: Leonardo Pinto.

Gestão Financeira - GEE 49 e 50

Estrutura das demonstrações contábeis; Principais indicadores de natureza econômico-financeira e sua utilização no conjunto das decisões empresariais; Ciclos operacional e financeiro; Necessidade de capital de giro; Matemática financeira (revisão); Investimentos de capital; Principais técnicas de análise de projetos de investimento em ativos fixos; Análise de ponto de equilíbrio; Alavancagem financeira; Fontes de recursos; Fontes de financiamento. Estudo de casos.

Professor: Ivando Faria

Gestão de Operações e Serviços - GEE 49 e 50

EMENTA: conceitos, gestão da produção e operações; planejamento e controle da produção; gestão de serviços, integração dos 4Ps; gestão integrada com foco no cliente; maturidade na gestão de serviços.

OBJETIVOS: caracterizar os elementos da gestão de produção; apresentar PCP; demonstrar a gestão de serviços, suas integrações e a gestão integrada; introduzir a gestão de serviços.

LEITURAS INDICADAS: SLACK,N;CHAMBERS,S;JOHNSTON,R. Administração da Produção. Editora Atlas.

 MOREIRA,D.A. Administração da Produção e Operações. Editora Pioneira.

CORRÊA.H.L.;CORRÊA.C.A. Administração de Produção e Operações. Editora Atlas.

METODOLOGIA: A presença será realizada através do uso da plataforma Zoom no dia da aula.

O curso terá apresentações, explorando as unidades. Será solicitada a maior participação possível. Entende-se como participação o levantamento de questões relativas ao ponto em discussão ou aspectos correlatos, comentários críticos, apresentação de textos ou outro recurso que contribua para o rendimento do curso. 

Pede-se que os participantes tenham sempre à mão este plano de disciplina, para acompanhar e orientar o andamento do curso.

A leitura prévia dos conteúdos das unidades é fundamental para o aprendizado e o desenvolvimento do conhecimento. 

O aluno que faltar a qualquer trabalho em sala de aula virtual (presencial) não poderá realizá-lo em outra ocasião. 

AVALIAÇÃO: A avaliação será produzida levando em conta os trabalhos realizados em grupo/individual e uma prova no final da última aula.


Professor: Carlos Navarro

Gestão de Marketing e Comunicação - GEE 49 e 50

Professora: Débora Tayt-Son

Ementa: Fundamentos de marketing; Administração e planejamento de marketing; Formulação de estratégias de marketing; Sistemas de informações de marketing; Marketing social e digital. Comunicação de Marketing. Estudo de casos.

Professor: Debora Tayt-son

Meio Ambiente - GEE 49 e 50

Professora: Eliane Almeida.

Ementa: Introdução a questões as normas e procedimentos aplicados ao meio-ambiente. Conceitos. Aplicação das questões meio-ambientais e de sustentabilidade. Estudo de casos. 


Professor: Eliane Almeida

Gestão de Processos - GEE 49 e 50

Professor: Américo Ramos

Ementa: Conceitos. Mapeamento de processos. Escritório de processos. Normatização. Características e elementos dos processos de trabalho; Mapeamento e modelagem de processos de trabalho; Métodos e ferramentas: IDEF (integratted definition for function modeling), BPMN (business process modeling notation); Análise orientada a objetos: OOA/UML/RUP. Estudo de casos. 

Gestão Estratégica - GEE 50

Conceitos de organização e estratégia. Planejamento  estratégico  empresarial. Análise estratégica. Definição de visão, missão, negócio, cenarização, análise SWOT. Definição de objetivos, indicadores e metas. Modelo balanceado de métricas – BSC. Estudo de casos.


Governança Corporativa - GEE 50 e 51

Governança Corporativa; Riscos (Corporativos); Compliance; IBGC; Governança de TI; COBIT (Modelos de Maturidade; Matriz de Responsabilidades; Frameworks de Governança (síntese)


Professor: Marcos Villas

Gestão de Projetos - GEE 50 e 51

Professor: Márcio Silva.


Professor: Marcio Silva

Gestão Contábil Gerencial - GEE 50 e 51

Conceitos. Elementos de orçamentação e custos. Contabilidade gerencial. Elementos de custo. Análise de balanço. Estudo de casos.

Professor: Leonardo Pinto.

Professor: Cesar Doling

Canvas - GEE 50 e 51

Tópicos Especiais.

Professora: Eliane Monteiro.

Professor: Eliane Almeida

Direito Empresarial - GEE 50 e 51

Conceitos. Questões legais na alçada privada e pública. Legislação que afeta diretamente aos gestores. Estudo de casos.

Professora: Patrícia Cidade.

Professor: Patricia Cidade

Gestão da Segurança da Informação - GEE 50 e 51

Visão sistêmica de segurança da informação; Estratégias de segurança da informação; Tipologia de ataques; Vulnerabilidades; Análise de riscos; Certificados digitais; Criptografia; Infraestrutura de chaves públicas (ICP); Planos de contingência e de recuperação de desastres.


Professor: Fred Sauer

Professor: Fred Sauer

Gestão Logística e Cadeia de Suprimentos - GEE 50 e 51

Funções da logística integrada; Estratégias: Supply Chain Management; Logistica integrada à demanda; Avaliação de atendimento; ECR: resposta rápida ao consumidor. Estudo de casos.

Professor: Otacilio Moreira

Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo - GEE 50 e 51

EMENTA:

Sociedade do Conhecimento. Economia do Conhecimento e Empreendedorismo. Gestão do Conhecimento, conceitos e modelos. Empreendedorismo, Processo e Perfil Empreendedor. Aprendizagem individual, coletiva, organizacional e interorganizacional. Práticas de socialização e compartilhamento de conhecimento tácito. Práticas de Registro e Externalização do conhecimento. Governança para a Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação em Ecossistemas (Governo, Grandes Empresas, Startups, Centro de Pesquisas, Universidades, Escolas Técnicas e Instituições de Fomento à Inovação). Panorama Geral do Ecossistema de Inovação Brasileiro. Governança, Pontos fortes e Oportunidades de desenvolvimento. Estudos de Caso.

Professor: Aparecida Laino

Cursos