Gestão Financeira - GEE 49 e 50

Estrutura das demonstrações contábeis; Principais indicadores de natureza econômico-financeira e sua utilização no conjunto das decisões empresariais; Ciclos operacional e financeiro; Necessidade de capital de giro; Matemática financeira (revisão); Investimentos de capital; Principais técnicas de análise de projetos de investimento em ativos fixos; Análise de ponto de equilíbrio; Alavancagem financeira; Fontes de recursos; Fontes de financiamento. Estudo de casos.

Professor: Ivando Faria

Gestão de Operações e Serviços - GEE 49 e 50

EMENTA: conceitos, gestão da produção e operações; planejamento e controle da produção; gestão de serviços, integração dos 4Ps; gestão integrada com foco no cliente; maturidade na gestão de serviços.

OBJETIVOS: caracterizar os elementos da gestão de produção; apresentar PCP; demonstrar a gestão de serviços, suas integrações e a gestão integrada; introduzir a gestão de serviços.

LEITURAS INDICADAS: SLACK,N;CHAMBERS,S;JOHNSTON,R. Administração da Produção. Editora Atlas.

 MOREIRA,D.A. Administração da Produção e Operações. Editora Pioneira.

CORRÊA.H.L.;CORRÊA.C.A. Administração de Produção e Operações. Editora Atlas.

METODOLOGIA: A presença será realizada através do uso da plataforma Zoom no dia da aula.

O curso terá apresentações, explorando as unidades. Será solicitada a maior participação possível. Entende-se como participação o levantamento de questões relativas ao ponto em discussão ou aspectos correlatos, comentários críticos, apresentação de textos ou outro recurso que contribua para o rendimento do curso. 

Pede-se que os participantes tenham sempre à mão este plano de disciplina, para acompanhar e orientar o andamento do curso.

A leitura prévia dos conteúdos das unidades é fundamental para o aprendizado e o desenvolvimento do conhecimento. 

O aluno que faltar a qualquer trabalho em sala de aula virtual (presencial) não poderá realizá-lo em outra ocasião. 

AVALIAÇÃO: A avaliação será produzida levando em conta os trabalhos realizados em grupo/individual e uma prova no final da última aula.


Professor: Carlos Navarro

Gestão de Marketing e Comunicação - GEE 49 e 50

Professora: Débora Tayt-Son

Ementa: Fundamentos de marketing; Administração e planejamento de marketing; Formulação de estratégias de marketing; Sistemas de informações de marketing; Marketing social e digital. Comunicação de Marketing. Estudo de casos.

Professor: Debora Tayt-son

Meio Ambiente - GEE 49 e 50

Professora: Eliane Almeida.

Ementa: Introdução a questões as normas e procedimentos aplicados ao meio-ambiente. Conceitos. Aplicação das questões meio-ambientais e de sustentabilidade. Estudo de casos. 


Professor: Eliane Almeida

Gestão de Processos - GEE 49 e 50

Professor: Américo Ramos

Ementa: Conceitos. Mapeamento de processos. Escritório de processos. Normatização. Características e elementos dos processos de trabalho; Mapeamento e modelagem de processos de trabalho; Métodos e ferramentas: IDEF (integratted definition for function modeling), BPMN (business process modeling notation); Análise orientada a objetos: OOA/UML/RUP. Estudo de casos.