Comunicação Organizacional - MKT 03 e 04

Professor: Maurício Leão

Ementa: Processo comunicacional e os seus elementos. Comunicação verbal e não verbal. Comunicação organizacional. Comunicação interna, institucional e mercadológica. Os meios de comunicação nas organizações e meios de comunicação de massa. Imagem empresarial. Estilos de comunicação. Preparação de apresentações. Comunicação Empresarial e Ética. Estudo de casos.

Formação de Preços - MKT 03 e 04

Professor: Eduardo Camilo

Ementa: Os aspectos de formação de preços em marketing. Custos. Composto de Marketing. Estrutura de preços de mercado. Formação de preço em função da natureza do produto ou serviço. A natureza dos custos de produção. Sistema de custeio por absorção. Sistema de Custeio direto ou variável. Custo ABC. Custo-alvo e custo Kaizen. Custo Padrão. Valor percebido pelo cliente. Estudo de casos.

Marketing de Serviços - MKT 03 e 04

Professora: Ana Raquel Rocha

Contexto e evolução dos serviços na economia. Base conceitual do Marketing de Serviços. Características e classificação dos serviços. Serviço como elemento do Marketing-Mix. Serviços com foco do cliente: comportamento, expectativas e satisfação. Sistema de entrega de serviços. Qualidade em serviços. Comunicação Integrada em serviços. Relacionamentos com clientes, reclamações e recuperação em serviços. Endomarketing. Estudo de Casos.

Professor: Ana Raquel Rocha