-
-
Glossário
Cursos disponíveis
Estatística Aplicada - Prof. Márcio Silva - CDE 01
06 e 13 de abril de 2024
Ferramentas - VBA - Prof. Thierry - CDE 01
27 de abril e 11 de maio de 2024
WS TCC - MKT 04 - Prof Sérgio
28 de maio de 2022
WS TCC - Prof Sérgio - MKT 05
19 de novembro de 2022 e 17 de dezembro de 2022
Metodologia de Pesquisa - MKT 05 - Prof Daniela
04 de junho de 2022
Plano de Marketing - Prof Marchesini - MKT 06
30 de abril de 2022 e 14 de maio de 2022
SEMINÁRIO III - MARKETING DIGITAL - Prof Favio - MKT 08
27 DE MAIO DE 2023
SEMINÁRIO II - AMBIENTE DE MARKETING - Prof Américo - MKT 08
29 de abril de 2023
SEMINÁRIO I - INTEGRAÇÃO - Prof Paula - MKT 08
15 de abril de 2023
Antropologia do consumo - MKT 04 e 05 - Prof Débora
15 e 22 de janeiro de 2022
Marketing internacional - MKT 04 e 05 - Prof Luz
14 de maio de 2022
Top esp - extra - canvas - MKT 04 e 05 - Prof Eliane
30 de abril de 2022
MAT 2 - Finanças comportamentais - MKT 04 e 05 - Prof Barbedo
16 de abril de 2022
MAT 1 - Matemática Financeira - MKT 04 e 05 - Prof Ariel
02 de abril de 2022
Planejamento Estratégico - MKT 04 e 05 - Prof Martius
12 e 19 de março de 2022
Comunicação com o Mercado - MKT 04 e 05 - Prof Eliane
12 e 19 de fevereiro de 2022
PLANO DE MARKETING E TCC - WORKSHOP - Prof Sérgio - MKT 06 e 07
27 de maio de 2023
ANTROPOLOGIA DO CONSUMO - Prof Camila - MKT 06 e 07
15 e 29 de abril de 2023
Planejamento Estratégico - Prof Martius - MKT 06 e 07
25 de março e 01 de abril de 2023
E-commerce - Prof Aparecida - MKT 06 e 07
11 e 18 de março de 2023
FINANÇAS COMPORTAMENTAIS - MKT 06 e 07 - Prof Barbedo
04 de fevereiro
MATEMÁTICA FINANCEIRA - MKT 06 e 07 - Prof Ariel
11 de fevereiro de 2023
Globalização, Marketing Internacional - Prof Luz - MKT 06 e 07
10 de dezembro de 2022
SEMINÁRIO I - MARKETING DIGITAL - PROF ELISA PRIORI - MKT 5,6,7
21 e 28 de janeiro de 2023
COMUNICAÇÃO COM O MERCADO - Prof Eliane - MKT 06,07,08
06 e 13 de maio de 2023
Liderança - Prof Paula - MKT 05 e 06
03 de dezembro de 2022
Database Marketing - Prof Fernando Terra - MKT 05 e 06
29 de outubro e 05 de novembro de 2022
Transformação Digital - Prof Mario Dantas - MKT 05 e 06
08 de outubro de 2022
Formação de Preços de Vendas - Prof Camilo - MKT 05 e 06
22 de outubro de 2022
Business Game - Prof Otacílio - MKT 05 e 06
17 e 24 de setembro de 2022
Mkt de Serviços e Endomarketing - Prof Ana Raquel - MKT 05 e 06
27 de agosto de 2022 e 03 de setembro de 2022
SCRUM - Prof Bruno - MKT 05 e 06
13 de agosto de 2022
Logística - Prof Otacílio - MKT 05 e 06
23 e 30 de julho de 2022
Comunicação Organizacional - Prof Maurício - MKT 05 e 06
09 e 16 de julho de 2022
Smart Cities - Prof André Guedes - MKT 05 e 06
02 de julho de 2022
Gestão de Produtos, Marcas e Desenv de Marcas- Prof Favio - MKT 05 e 06
11 e 18 de junho de 2022
Gerência de Vendas - Prof Favio - MKT 05 e 06
21 de maio de 2022 e 28 de maio de 2022
Finanças Corporativas - MKT 01,02 e 03
Finanças de curto prazo. Finanças de longo prazo. Análise de investimentos. Análise de ponto de equilíbrio. Alavancagem financeira. Estudo de casos.
Professor: Julio Neto.
Ferramentas Ágeis
Tópicos Especiais
Professor: Bruno Rosa
Marketing Global
O ambiente
internacional. Características dos mercados na economia globalizada. O composto de
marketing nos mercados internacionais. Estratégia de acesso ao mercado internacional.
Seleção de mercados, entrada e formas de operação. Estratégias de produtos e de
comunicação no mercado global. Estratégias de preços e competitividade internacional.
Estudo de casos.
Comunicação Organizacional
Processo comunicacional e os seus elementos.
Comunicação verbal e não verbal. Comunicação organizacional. Comunicação interna,
institucional e mercadológica. Os meios de comunicação nas organizações e meios de
comunicação de massa. Imagem empresarial. Estilos de comunicação. Preparação de
apresentações. Comunicação Empresarial e Ética. Estudo de casos.
Formação de Preços de Vendas
Os aspectos de formação de preços em marketing. Custos. Composto de Marketing. Estrutura de preços de mercado. Formação de preço em função da natureza do produto ou serviço. A natureza dos custos de produção. Sistema de custeio por absorção. Sistema de Custeio direto ou variável. Custo ABC. Custo-alvo e custo Kaizen. Custo Padrão. Valor percebido pelo cliente. Estudo de casos.
Matemática Financeira
Juro e Capitalização Simples. Capitalização Composta. Desconto Simples. Série de Pagamentos. Sistema de Amortização. Método de Avaliação de Fluxo de Caixa. Classificação das Taxas de Juros. Taxa Média e Prazo Médio. Operações Financeiras Realizadas no Mercado. Financiamentos. Cálculo de valor presente para definição de preços de venda. Estudo de Casos.
Comunicação com o Mercado
O conceito de comunicação de marketing. O
desenvolvimento, criação e gestão de campanhas de incentivo. Campanhas de Incentivo de
vendas, de integração, de mudanças de comportamento, entre outros. Promoções dirigidas a
funcionários e canais de distribuição. Convenções de vendas e eventos de confraternização. O
conhecimento e aplicabilidade da legislação específica de campanhas de incentivo, uma visão
legal dos diversos pontos de vista da empresa. A criação e o desenvolvimento de materiais
específicos para campanhas de incentivo. Estudo de Casos.
Marketing de Serviço
Contexto e evolução dos serviços na
economia. Base conceitual do Marketing de Serviços. Características e classificação dos
serviços. Serviço como elemento do Marketing-Mix. Serviços com foco do cliente: comportamento, expectativas e satisfação. Sistema de entrega de serviços. Qualidade em
serviços. Comunicação Integrada em serviços. Relacionamentos com clientes, reclamações e
recuperação em serviços. Endomarketing. Estudo de Casos.
Marketing Digital
Conceitos em marketing digital. Comportamento do consumidor. Marketing direto digital. Marketing de busca. Marketing de conteúdo. Redes sociais. E-commerce. Estratégias e planejamento de marketing digital. Tendências. Estudos de caso.
Ambiente de Marketing
Fundamentos de marketing. Ambiente global.
Administração e planejamento de marketing. Elementos principais de marketing. Introdução
ao marketing nas empresas. Estudo de casos.
Gestão de Produtos, Marcas e Desenvolvimento de Mercado
A
Gerência de Marcas no contexto da organização de Marketing. Fundamentos do conceito de
marcas. Histórico da utilização de marcas. O Marketing de experiência. A inovação em
produtos. Etapas para lançamento de novos produtos. O ciclo de vida do produto. Estratégia
para o ciclo de vida dos produtos. Análise do portfólio de produtos. Estudo de Casos.
Metodologia de Pesquisa
Características e planejamento de uma pesquisa científica; Características de artigos
científicos. Preparo de artigos científicos para apresentação e publicação em revista indexada.
10.21 T1 Carteira de Investimentos 2 - Gerenciamento de Carteira - Prof. Ariel
Professor: Ariel Levy
12.21 T1 - Business Game - Prof. Otacilio
Professor: Otacílio Moreira
09.21 T1 Carteira de Investimentos 1 - Finanças Comportamentais - Prof. Barbedo
Professor: Claudio Barbedo
08.21 T1 - Mercado Financeiro 2 - Renda Variável - Prof. Abreu
Professor: José Abreu
WS - TCC MKT 02
Professor: Sérgio Montalvão
Ferramentas - Análise de dados - Seminário - CD 02 - Prof Marcio
15 de janeiro de 2022
FERRAMENTAS - LINGUAGEM R - CD 02
Prof. Ariel Levy
Logística e Canais de Distribuição
Funções da logística integrada. Estratégias:
Supply Chain Management. Logística integrada à demanda. Avaliação de atendimento. Estudo
de casos.
Antropologia do Consumo
A antropologia do consumo aplicada como ferramenta
para compreender o universo do consumidor. Tendências socioculturais. Geração de
subsídios para a construção de estratégias no marketing e na comunicação. Influenciadores
do comportamento e do consumo. Processos de compra e pós-compra. Análise dos estágios
de compra. Estudo de Casos.
Database MKT, Sistemas de Informações e Pesquisa de Marketing
Os
princípios básicos do marketing de relacionamento. Aplicações e programas de Marketing de
relacionamento. Informações, banco de dados e CRM. Programas de fidelidade. Estratégias
básicas de marketing de relacionamento. Planejamento de marketing de relacionamento.
Programas de marketing de relacionamento: Implementação e gerenciamento. A prática da
pesquisa de campo em marketing. Estudo de Caso.
Professor: Roberto Falcão.
E-commerce
O Marketing na era eletrônica. Os conceitos básicos do marketing
eletrônico. Varejo físico e varejo virtual. As etapas de planejamento para o marketing on-line.
Produtos, serviços e loja e shopping virtual. Marketing estratégico e planejamento de
comércio on-line. Implementação das estratégias de e-commerce. Relacionamento e mídias
sociais. Estudo de Casos.
Gerência de Vendas - MKT 02 e 03
Composto de comunicação de marketing e vendas. Visão holística
e estratégias de comunicação. Vendas e orientação para o mercado. Vendas, relacionamento e
oferta de valor. Papeis de compra e comportamento do comprador. Administração de vendas.
Estrutura, sistemas e estratégias. Funções de vendas. Tecnologia e sistemas de informação.
Vendas e clientes compradores. Relacionamento e técnicas de negociação. Estudo de Casos.
Planejamento Estratégico T2 T3
Ambiente de Marketing - Turma 03
Fundamentos de marketing. Ambiente global. Administração e planejamento de marketing. Elementos principais de marketing. Introdução ao marketing nas empresas. Estudo de casos.
Professor: Américo Ramos.
WorkShop - TCC - MKT 03
Professora: Daniela Alcantara
Business Game - MKT 03
Professor: Otacilio Moreira
Finanças Comportamentais - MKT 03
Professor: Claudio Barbedo
Matemática Financeira - MKT 03
Professor: Ariel Levy
Ementa: Juro e Capitalização Simples. Capitalização Composta. Desconto Simples. Série de Pagamentos. Sistema de Amortização. Método de Avaliação de Fluxo de Caixa. Classificação das Taxas de Juros. Taxa Média e Prazo Médio. Operações Financeiras Realizadas no Mercado. Financiamentos. Cálculo de valor presente para definição de preços de venda. Estudo de Casos.
Marketing Digital - MKT 03 e 04
Professora: Sara Jamile
Smart Cities - MKT 03 e 04
Professor: André Guedes
Tópicos Especiais.
Comunicação Organizacional - MKT 03 e 04
Professor: Maurício Leão
Ementa: Processo comunicacional e os seus elementos. Comunicação verbal e não verbal. Comunicação organizacional. Comunicação interna, institucional e mercadológica. Os meios de comunicação nas organizações e meios de comunicação de massa. Imagem empresarial. Estilos de comunicação. Preparação de apresentações. Comunicação Empresarial e Ética. Estudo de casos.
Formação de Preços - MKT 03 e 04
Professor: Eduardo Camilo
Ementa: Os aspectos de formação de preços em
marketing. Custos. Composto de Marketing. Estrutura de preços de mercado. Formação de
preço em função da natureza do produto ou serviço. A natureza dos custos de produção.
Sistema de custeio por absorção. Sistema de Custeio direto ou variável. Custo ABC. Custo-alvo
e custo Kaizen. Custo Padrão. Valor percebido pelo cliente. Estudo de casos.
Marketing de Serviços - MKT 03 e 04
Professora: Ana Raquel Rocha
Contexto e evolução dos serviços
na economia. Base conceitual do Marketing de Serviços. Características e classificação dos
serviços. Serviço como elemento do Marketing-Mix. Serviços com foco do cliente: comportamento, expectativas e satisfação. Sistema de entrega de serviços. Qualidade em
serviços. Comunicação Integrada em serviços. Relacionamentos com clientes, reclamações e
recuperação em serviços. Endomarketing. Estudo de Casos.
Transformação Digital - MKT 04
Professor: Mario Dantas
Database Marketing - MKT 04
Professor: Fernando Terra
Ementa: Os princípios básicos do marketing de relacionamento. Aplicações e programas de Marketing de relacionamento. Informações, banco de dados e CRM. Programas de fidelidade. Estratégias básicas de marketing de relacionamento. Planejamento de marketing de relacionamento. Programas de marketing de relacionamento: Implementação e gerenciamento. A prática da pesquisa de campo em marketing. Estudo de Caso.
Ambiente de Marketing - MKT 04
Professor: Américo Ramos
Ementa: Fundamentos de marketing. Ambiente global. Administração e planejamento de marketing. Elementos principais de marketing. Introdução ao marketing nas empresas. Estudo de casos.
Logística e Cadeia de Suprimentos - Mkt 04
Professor: Otacílio Moreira
Ementa: Funções da logística integrada. Estratégias: Supply Chain Management. Logística integrada à demanda.Avaliação de atendimento.Estudo de casos.
Gerência de Vendas - MKT 04
Professor: Favio Toda
Ementa: Composto de comunicação de marketing e vendas. Visão holística e estratégias de comunicação. Vendas e orientação para o mercado. Vendas, relacionamento e oferta de valor. Papeis de compra e comportamento do comprador. Administração de vendas. Estrutura, sistemas e estratégias. Funções de vendas. Tecnologia e sistemas de informação. Vendas e clientes compradores. Relacionamento e técnicas de negociação. Estudo de Casos.
Gestão de Produtos e Marcas 1 - MKT 04
Professor: Favio Toda
Ementa: – A Gerência de Marcas no contexto da organização de Marketing. Fundamentos do conceito de marcas. Histórico da utilização de marcas. O Marketing de experiência. A inovação em produtos. Etapas para lançamento de novos produtos. O ciclo de vida do produto. Estratégia para o ciclo de vida dos produtos. Análise do portfólio de produtos. Estudo de Casos.
Scrum - MKT 04
Professor: Bruno Leonardo
Tópicos Especiais
Finanças - MKT 04 e 05
Prof. Ualison Rébula
E-commerce - MKT 04 e 05
Prof. Aparecida Laino
Ambiente de Marketing - MKT 05
Professor: Américo Ramos
Disciplina modelo - Estratégia
Disicplina: Estratégia do prof. Martius.
WS - TCC - Prof Maurício - GEE 53
25 de março de 2023
G contratos, negociação e adm conflitos - GEE 53 - Prof Eliane
04 e 11 de junho de 2022
Transformação Digital - GEE 53 - Prof Mario Dantas
15 e 22 de janeiro de 2022
TÓPICOS ESPECIAIS - STARTUPS - Prof Favio - GEE 54
Capacitar o estudante a participar da nova economia com empresas startups digitais, desenvolvendo o entendimento desta nova realidade e competências empreendedoras.
Contabilidade Gerencial - Prof.ª Fernanda - GEE 54
06 de maio de 2023
Transformação Digital - Prof Mário Dantas - GEE 54
15 e 29 de abril
DIREITO ADMINISTRATIVO - Prof Patrícia - GEE 54
11 de março de 2023
TOP ESP - Modelagem de Negócios - Prof Claudio - GEE 54
10 de dezembro de 2022
Qualidade e Lean - Prof Maurício - GEE 54
07 e 14 de maio de 2022
Contratos, Negociação e Adm de Conflitos - Prof Paula - GEE 54
04 e 11 de junho de 2022
Workshop TCC - GEE 52 - Prof Mauricio
18 de junho de 2022
Meio ambiente e sustentabilidade - GEE 52 - Prof Eliane
15 e 22 de janeiro de 2022
Modelagem de Negócio - GEE 52 e 53 - Prof Claudio
12 de fevereiro de 2022
G contratos, negociação e adm conflitos - GEE 52 e 53 - Prof Eliane
04 e 11 de junho de 2022
Smart Cities - GEE 52 e 53 - Prof André
12 de março de 2022
Top esp. Marketing e Comunicação - GEE 52 e 53 - Prof Débora
19 e 26 de março de 2022
Top esp 2 - Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo - GEE 52 e 53 - Prof Aparecida
09 e 16 de abril de 2022
Finanças - GEE 52 e 53 - Prof Ualison
07 e 14 de maio de 2022
Comércio exterior - GEE 52 e 53 - Prof Luz
21 de maio de 2022
Direito Administrativo - GEE 52 e 53 - Prof Patrícia
28 de maio de 2022
GESTÃO TRIBUTÁRIA - Prof Marcelo Adriano - GEE 53, 54
04 de março de 2023
INOVAÇÃO E ECONOMIA DIGITAL - GEE 53 e 54 - Prof Mario Dantas
4 e 11 de fevereiro de 2023
MODELAGEM DE NEGÓCIOS DIGITAIS - PROF ELIANE ALMEIDA - GEE 53 e 54
21 e 28 de janeiro de 2023
Gestão e Análise de Viabilidade de Projetos - Prof Márcio - GEE 53 e 54
05 e 12 de novembro de 2021
Ferramentas Ágeis na Gestão de Projetos - Prof Bruno - GEE 53 e 54
22 e 29 de outubro de 2022
Liderança e motivação - GEE 53 e 54 - Prof Aparecida
25 de junho e 02 de julho de 2022
Metodologia de Pesquisa - Prof Daniela - GEE 53 e 54
08 de outubro de 2022
Business Game - Prof Otacílio - GEE 53 e 54
17 e 24 de setembro de 2022
Gestão Estratégica - Prof Martius - GEE 53 e 54
27 de agosto e 03 de setembro de 2022
Gestão Logística e Supply Chain - Prof Otacílio - GEE 53 e 54
06 e 13 de agosto de 2022
Business Management Process - BPM - Prof Américo - GEE 53 e 54
09 e 23 de julho de 2022
Gestão de Pessoas - GEE 49, 50 e 51
Conceituação e contextualização da atividade de gestão de pessoas. Gestão
estratégica de pessoas. Subsistemas de Gestão de Pessoas. Sistemas de informações
na gestão de Pessoas. Desafios para a gestão contemporânea de pessoas.
Prossora: Aparecida Laino.
Gestão da Qualidade - LEAN - GEE 52 e 53
Prof. Maurício Leão
Seminário de TCC - GEE 48
Professor: Maurício Leão
Business Game - GEE 48
Professor: Otacílio Moreira.
Tópicos Especiais.
Gestão de Operações e Serviços - GEE 48
O curso tem como foco a gestão de operações e serviços em um ambiente competitivo, com o intuito de promover discussões acerca do tema no modelo de slides, filmes e estudos de caso dos mais recentes na academia. A filosofia é aplicar sistematicamente a experiencia em mercado, e lições aprendidas na gestão da produção. Não obstante, temos a missão de elucidar na introdução de novos conceitos a fim de criar valor a todos.
Será um curso dinâmico e a participação de todos é crucial para um bom network.
Professor: Carlos Navarro
Direito Administrativo - GEE 48 e 49
Conceitos. Questões legais na alçada privada e pública. Legislação que afeta diretamente aos gestores. Estudo de casos.
Professora: Patrícia Cidade
Gestão da Segurança da Informação - GEE 48 e 49
Visão sistêmica de segurança da informação; Estratégias de segurança da informação; Tipologia de ataques; Vulnerabilidades; Análise de riscos; Certificados digitais; Criptografia; Infraestrutura de chaves públicas (ICP); Planos de contingência e de recuperação de desastres.
Professor: Fred Sauer
Gestão Tributária - GEE 49
Professor: Leonardo Pinto.
Gestão do Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo - GEE 49
Sociedade do Conhecimento; Modelos de Gestão do Conhecimento; Práticas de
Gestão do Conhecimento; Comunidades de Prática; Modelos e Estratégias de Gestão
da Inovação. Definições e fontes de inovação; estratégia, políticas, patentes e
transferência de tecnologia; economia da inovação; práticas de gestão do
conhecimento e inovação. Estudo de casos.
Professor: Francisco Batista.
Gestão de Projetos - GEE 49
- Conceitos gerais no contexto de gerenciamento de projetos:
- Integração e gestão da mudança de projetos;
- Gerenciamento do escopo;
- Gerenciamento do cronograma;
- Gerenciamento dos custos;
- Gerenciamento dos riscos;
- Conceitos gerais do gerenciamento da qualidade, recursos, comunicações e aquisições do projeto.
Professor: Márcio Silva.
Gestão Contábil Gerencial - GEE 49
Conceitos. Elementos de orçamentação e custos. Contabilidade gerencial. Elementos de custo. Análise de balanço. Estudo de casos.
Professor: Leonardo Pinto.
Business Game - GEE 49 e 50
Tópicos Especiais.
Professor: Otacílio Moreira.
Gestão Financeira - GEE 49 e 50
Estrutura das demonstrações contábeis; Principais indicadores de natureza
econômico-financeira e sua utilização no conjunto das decisões empresariais; Ciclos
operacional e financeiro; Necessidade de capital de giro; Matemática financeira
(revisão); Investimentos de capital; Principais técnicas de análise de projetos de
investimento em ativos fixos; Análise de ponto de equilíbrio; Alavancagem
financeira; Fontes de recursos; Fontes de financiamento. Estudo de casos.
Professor: Ivando Faria
Gestão de Operações e Serviços - GEE 49 e 50
EMENTA: conceitos, gestão da produção e operações; planejamento e controle da produção; gestão de serviços, integração dos 4Ps; gestão integrada com foco no cliente; maturidade na gestão de serviços.
OBJETIVOS: caracterizar os elementos da gestão de produção; apresentar PCP; demonstrar a gestão de serviços, suas integrações e a gestão integrada; introduzir a gestão de serviços.
LEITURAS INDICADAS: SLACK,N;CHAMBERS,S;JOHNSTON,R. Administração da Produção. Editora Atlas.
MOREIRA,D.A. Administração da Produção e Operações. Editora Pioneira.
CORRÊA.H.L.;CORRÊA.C.A. Administração de Produção e Operações. Editora Atlas.
METODOLOGIA: A presença será realizada através do uso da plataforma Zoom no dia da aula.
O curso terá apresentações, explorando as unidades. Será solicitada a maior participação possível. Entende-se como participação o levantamento de questões relativas ao ponto em discussão ou aspectos correlatos, comentários críticos, apresentação de textos ou outro recurso que contribua para o rendimento do curso.
Pede-se que os participantes tenham sempre à mão este plano de disciplina, para acompanhar e orientar o andamento do curso.
A leitura prévia dos conteúdos das unidades é fundamental para o aprendizado e o desenvolvimento do conhecimento.
O aluno que faltar a qualquer trabalho em sala de aula virtual (presencial) não poderá realizá-lo em outra ocasião.
AVALIAÇÃO: A avaliação será produzida levando em conta os trabalhos realizados em grupo/individual e uma prova no final da última aula.
Gestão de Marketing e Comunicação - GEE 49 e 50
Professora: Débora Tayt-Son
Ementa: Fundamentos de marketing; Administração e planejamento de marketing; Formulação de estratégias de marketing; Sistemas de informações de marketing; Marketing social e digital. Comunicação de Marketing. Estudo de casos.
Meio Ambiente - GEE 49 e 50
Professora: Eliane Almeida.
Ementa: Introdução a questões as normas e procedimentos aplicados ao meio-ambiente. Conceitos. Aplicação das questões meio-ambientais e de sustentabilidade. Estudo de casos.
Gestão de Processos - GEE 49 e 50
Professor: Américo Ramos
Ementa: Conceitos. Mapeamento de processos. Escritório de processos. Normatização. Características e elementos dos processos de trabalho; Mapeamento e modelagem de processos de trabalho; Métodos e ferramentas: IDEF (integratted definition for function modeling), BPMN (business process modeling notation); Análise orientada a objetos: OOA/UML/RUP. Estudo de casos.
Gestão Estratégica - GEE 50
Conceitos de organização e
estratégia. Planejamento
estratégico empresarial. Análise
estratégica. Definição de visão, missão, negócio, cenarização, análise SWOT.
Definição de objetivos, indicadores e metas. Modelo balanceado de métricas – BSC.
Estudo de casos.
Governança Corporativa - GEE 50 e 51
Governança
Corporativa; Riscos
(Corporativos); Compliance; IBGC; Governança
de TI; COBIT (Modelos de Maturidade; Matriz de
Responsabilidades; Frameworks
de Governança (síntese)
Gestão de Projetos - GEE 50 e 51
- Conceitos gerais no contexto de gerenciamento de projetos:
- Integração e gestão da mudança de projetos;
- Gerenciamento do escopo;
- Gerenciamento do cronograma;
- Gerenciamento dos custos;
- Gerenciamento dos riscos;
- Conceitos gerais do gerenciamento da qualidade, recursos, comunicações e aquisições do projeto.
Professor: Márcio Silva.
Gestão Contábil Gerencial - GEE 50 e 51
Conceitos. Elementos de orçamentação e custos. Contabilidade gerencial. Elementos
de custo. Análise de balanço. Estudo de casos.
Professor: Leonardo Pinto.
Canvas - GEE 50 e 51
Tópicos Especiais.
Professora: Eliane Monteiro.
Direito Empresarial - GEE 50 e 51
Conceitos. Questões legais na alçada privada e pública. Legislação que afeta
diretamente aos gestores. Estudo de casos.
Professora: Patrícia Cidade.
Comércio Exterior - GEE 50 e 51
Professora: Luz Melo
Gestão da Segurança da Informação - GEE 50 e 51
Visão sistêmica de segurança da informação; Estratégias de segurança da informação; Tipologia de ataques; Vulnerabilidades; Análise de riscos; Certificados digitais; Criptografia; Infraestrutura de chaves públicas (ICP); Planos de contingência e de recuperação de desastres.
Professor: Fred Sauer
Gestão Tributária - GEE 50 e 51
Tópicos Especiais
Professor: Marcelo Silva
Gestão Logística e Cadeia de Suprimentos - GEE 50 e 51
Funções da logística integrada; Estratégias: Supply Chain Management; Logistica integrada à demanda; Avaliação de atendimento; ECR: resposta rápida ao consumidor. Estudo de casos.
Gestão do Conhecimento e Empreendedorismo - GEE 50 e 51
EMENTA:
Sociedade do Conhecimento. Economia do Conhecimento e Empreendedorismo. Gestão do Conhecimento, conceitos e modelos. Empreendedorismo, Processo e Perfil Empreendedor. Aprendizagem individual, coletiva, organizacional e interorganizacional. Práticas de socialização e compartilhamento de conhecimento tácito. Práticas de Registro e Externalização do conhecimento. Governança para a Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação em Ecossistemas (Governo, Grandes Empresas, Startups, Centro de Pesquisas, Universidades, Escolas Técnicas e Instituições de Fomento à Inovação). Panorama Geral do Ecossistema de Inovação Brasileiro. Governança, Pontos fortes e Oportunidades de desenvolvimento. Estudos de Caso.Pular cursos